AULAS DE MECÂNICA RESPIRATÓRIA DINAMIZAM CURSO DE FISIOTERAPIA CARDIORESPIRATÓRIA

O curso de Pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória do Instituto Ateneu de Pós-Graduação, com aulas no Campus Antônio Bezerra, vivenciou no mês de outubro, durante a disciplina de Mecânica e Monitorização Ventilatória, aulas teórico-práticas sobre mecânica respiratória, monitorização das curvas e detecção de assincronias em ventilação mecânica.Fisioterapia Cardiorespiratória - 2

São esses métodos de avaliação da função pulmonar (manovacuometria, pico de fluxo expiratório, ventilometria) e monitorização ventilatória através da tomografia por impedância elétrica – método inovador na avaliação – em tempo real – da função pulmonar.

Os estudantes também participaram de apresentações e discussões em seminários sobre as alterações da mecânica ventilatória nas pneumopatias, tais como DPOC e SDRA; favorecendo a reflexão e aplicação do conhecimento adquirido na sala de aula.

E ainda, tiveram ainda a oportunidade de realizar visita técnica no Hospital Universitário Walter Cantídio, para aprimorar e aplicar os conceitos sobre a importância da monitorização das curvas em ventilação mecânica na prática clínica, agregando valor e construindo um perfil diferenciado para os profissionais formados na Pós-Graduação Ateneu.

O coordenador do curso, Prof. Evaldo Lopes, manifestou a sua satisfação com a experiência: “Agradeço o empenho do Prof. Rogleson Albuquerque Brito e a dedicação dos fisioterapeutas que conseguiram mudar os seus plantações e/ou rotinas para participar desta aula no hospital Walter Cantídio”, destacou o docente.