Citologia Clínica com Ênfase em Citologia Ginecológica

citologia-clinica

Formato: Sábado e Domingo | Grau: Especialização | Horário: 8h às 18h (Sábado) e 8h às 14h (Domingo) | Duração: 2 (dois) anos | Unidades de oferta: Unidade Messejana

Objetivo Geral:

A Faculdade Ateneu em suas atribuições tem por objetivo oferecer aos profissionais farmacêuticos, Biomédicos, Biólogos, Médicos e profissionais de outras áreas Cursos de Pós-graduação (Especialização) com ênfase em citologia clínica. Também visa disponibilizar aos participantes, acesso ao ensino de qualidade com eficácia no aprendizado, fornecendo recursos tecnológicos inovadores, como conteúdo on-line, animações, exercícios de fixação e objetos de aprendizagem, que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

Objetivos Específicos:

– Capacitar profissionais da Área da Saúde em Citologia Clínica esfoliativa.

– Promover e estimular a prática da Citologia Esfoliativa nas instituições públicas e privadas, como método preventivo de saúde e de diagnóstico precoce das alterações celulares compatíveis com os processos neoplásicos.

– Estimular os profissionais de saúde que atua na educação, o interesse pela pesquisa citológica das neoplasias mais comuns, visando não apenas a melhoria na qualidade do ensino, como também a promoção da saúde e o aumento da expectativa de vida da população.

Justificativa:

O Curso de Especialização em Citologia Clínica Esfoliativa tem como justificativa inserir o profissional de saúde com base na legislação profissional e com princípios éticos, mantendo uma boa comunicação e relacionamento farmacêutico-paciente, baseado na antropologia dos tratamentos clínicos, nos aspectos psicológicos da relação profissional-paciente e na experiência do paciente com a medicação e o processo da doença.

Durante o curso pretendemos capacitar os profissionais de saúde quanto aos aspectos anatômicos e histológicos do colo uterino, baseado na classificação cervico-vaginal pelo Sistema Bethesda. Também pretendemos apresentar os avanços em pesquisas clínicas sobre os processos inflamatórios envolvidos nas lesões intraepiteliais, nos processos malignos, no carcinoma de colo uterino e adenocarcinomas. Com andamento do curso, serão abordados os aspectos fisiopatológicos, anatômicos e histológicos das metástases e das neoplasias. Além disso, estudaremos as bases moleculares das gêneses tumorais (Diferenciação entre neoplasias benignas e malignas; Discussão de casos clínicos; Principais avanços de biotecnologias das bases moleculares das neoplasias), a fim de tornar o profissional de saúde capacitado para promover a identificação citológica das alterações neoplásicas, por meio da citologia mamaria, do líquor e líquidos biológicos.

Por fim, o nosso pós-graduando será orientado para preparar e apresentar o trabalho de conclusão do curso de especialização, sendo o tema relacionado à citologia clínica, com o objetivo de propiciar ao aluno concludente a demonstração do grau de habilitação adquirida, o aprofundamento temático, o estímulo à produção cientifica, a motivação da pesquisa e o treinamento escrito e oral.

Público Alvo:

Profissionais graduados de fisioterapia que desejam se aperfeiçoar e inovar sua atuação nas áreas de Quiropraxia e Osteopatia clínica.

Disciplinas:

SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO 4h/a
ASPECTOS LEGAIS E RELAÇÃO PROFISSIONAL-USUÁRIO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE COM SIMULAÇÃO REALÍSTICA 12h/a
INTRODUÇÃO A CITOPATOLOGIA, COLORAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 12h/a
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 20h/a
TRATO GENITAL FEMININO E SUA RELAÇÃO COM A CITOLOGIA ESFOLIATIVA 20h/a
CITOLOGIA I – CERVICOVAGINAL – CITOLOGIA NORMAL E ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS REATIVA OU REPARATIVA 30h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS I (CERVICOVAGINAL) 30h/a
CITOLOGIA HORMONAL 12h/a
CITOLOGIA II – LSIL (LESÃO INTRAEPITELIAL DE BAIXO GRAU) E HSIL (LESÃO INTRAEPITELIAL DE ALTO GRAU) 30h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS II –  LSIL E HSIL 30h/a
ATIPIAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO EM CÉLULAS ESCAMOSAS E GLANDULARES ( ASC-US/ ASC-H/ AGC) 20h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS III (ASC-US/ ASC-H / AGC) 20h/a
NOMENCLATURA BRASILEIRA PARA LAUDOS CERVICAIS E CONDUTAS PRECONIZADAS 12h/a
CARCINOMA ESCAMOSO E ADENOCARCINOMAS 20h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS IV (CARCINOMA ESCAMOSO E ADENOCARCINOMA) 30h/a
CASOS CLÍNICOS COM IMAGEM 20h/a
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS – PRINCIPAIS DIFICULDADES COM SIMULAÇÃO REALÍSTICA 20h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS V (CASOS CLÍNICOS DE LÂMINAS) 20h/a
CITOLOGIA MAMÁRIA 20h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS VI (CASOS CLÍNICOS DE LÂMINAS) 20h/a

Informações:

0800 006 1717 | [email protected]