Citologia Clínica com Ênfase em Citologia Ginecológica

citologia-clinica

Formato: Sábado e Domingo | Grau: Especialização | Horário: 8h às 18h (Sábado) e 8h às 14h (Domingo) | Duração: 2 (dois) anos | Unidades de oferta: Unidade Messejana

Objetivo Geral:

A UniAteneu em suas atribuições tem por objetivo oferecer aos profissionais farmacêuticos, Biomédicos, Biólogos, Médicos e profissionais de outras áreas Cursos de Pós-graduação (Especialização) com ênfase em citologia ginecológica. Também visa disponibilizar aos participantes, acesso ao ensino de qualidade com eficácia no aprendizado, fornecendo recursos tecnológicos inovadores, como conteúdo on-line, animações, exercícios de fixação e objetos de aprendizagem, que auxiliam na formação do cidadão contemporâneo, crítico e atuante na sociedade.

Objetivos Específicos:

– Capacitar profissionais da Área da Saúde em Citologia Clínica com Ênfase em Citologia Ginecológica.

– Promover e estimular a prática da Citologia Clínica nas instituições públicas e privadas, como método preventivo de saúde e de diagnóstico precoce das alterações celulares compatíveis com os processos neoplásicos.

– Estimular os profissionais de saúde que atua na educação, o interesse pela pesquisa citológica das neoplasias mais comuns, visando não apenas a melhoria na qualidade do ensino, como também a promoção da saúde e o aumento da expectativa de vida da população.

Justificativa:

O Curso de Especialização em Citologia Clínica com Ênfase em Citologia Ginecológica, tem como justificativa inserir o profissional de saúde com base na legislação profissional e com princípios éticos, mantendo uma boa comunicação e relacionamento farmacêutico-paciente, baseado na antropologia dos tratamentos clínicos, nos aspectos psicológicos da relação profissional-paciente e na experiência do paciente com a medicação e o processo da doença.

Durante o curso pretendemos capacitar os profissionais de saúde quanto aos aspectos anatômicos e histológicos do colo uterino, baseado na classificação cervicovaginal pelo Sistema Bethesda. Também pretendemos apresentar os avanços em pesquisas clínicas sobre os processos inflamatórios envolvidos nas lesões intraepiteliais, nos processos malignos, no carcinoma de colo uterino e adenocarcinomas. Com andamento do curso, serão abordados os aspectos fisiopatológicos, anatômicos e histológicos das metástases e das neoplasias. Além disso, estudaremos as bases moleculares das gêneses tumorais (Diferenciação entre neoplasias benignas e malignas; Discussão de casos clínicos; Principais avanços de biotecnologias das bases moleculares das neoplasias), a fim de tornar o profissional de saúde capacitado para promover a identificação citológica das alterações neoplásicas, por meio da citologia mamaria, do líquor e líquidos biológicos.

Por fim, o nosso pós-graduando será orientado para preparar e apresentar o trabalho de conclusão do curso de especialização, sendo o tema relacionado à citologia clínica, com o objetivo de propiciar ao aluno concludente a demonstração do grau de habilitação adquirida, o aprofundamento temático, o estímulo à produção cientifica, a motivação da pesquisa e o treinamento escrito e oral.

Pré-requisitos:

Alunos cursando Biomedicina, Medicina, Farmácia e Biologia,

Disciplinas:

SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO 4h/a
ASPECTOS LEGAIS E RELAÇÃO PROFISSIONAL-USUÁRIO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE COM SIMULAÇÃO REALÍSTICA 12h/a
INTRODUÇÃO A CITOPATOLOGIA, COLORAÇÃO E NOVAS TECNOLOGIAS 12h/a
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA 20h/a
TRATO GENITAL FEMININO E SUA RELAÇÃO COM A CITOLOGIA ESFOLIATIVA 20h/a
CITOLOGIA I – CERVICOVAGINAL – CITOLOGIA NORMAL E ALTERAÇÕES CELULARES BENIGNAS REATIVA OU REPARATIVA 30h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS I (CERVICOVAGINAL) 30h/a
CITOLOGIA HORMONAL 12h/a
CITOLOGIA II – LSIL (LESÃO INTRAEPITELIAL DE BAIXO GRAU) E HSIL (LESÃO INTRAEPITELIAL DE ALTO GRAU) 30h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS II –  LSIL E HSIL 30h/a
ATIPIAS DE SIGNIFICADO INDETERMINADO EM CÉLULAS ESCAMOSAS E GLANDULARES ( ASC-US/ ASC-H/ AGC) 20h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS III (ASC-US/ ASC-H / AGC) 20h/a
NOMENCLATURA BRASILEIRA PARA LAUDOS CERVICAIS E CONDUTAS PRECONIZADAS 12h/a
CARCINOMA ESCAMOSO E ADENOCARCINOMAS 20h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS IV (CARCINOMA ESCAMOSO E ADENOCARCINOMA) 30h/a
CASOS CLÍNICOS COM IMAGEM 20h/a
INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS – PRINCIPAIS DIFICULDADES COM SIMULAÇÃO REALÍSTICA 20h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS V (CASOS CLÍNICOS DE LÂMINAS) 20h/a
CITOLOGIA MAMÁRIA 20h/a
PRÁTICAS LABORATORIAIS SUPERVISIONADAS VI (CASOS CLÍNICOS DE LÂMINAS) 20h/a

Informações:

0800 006 1717 | [email protected]