Especialização do Método Terapia Ocupacional Dinâmica
Objetivo:
Capacitar profissionais terapeutas ocupacionais na formação clínica no MTOD, enfatizando a teoria da prática definidas e conceituadas no método.
Através da compreensão ideológica do método estudar sua localização científica epistemológica e ética.
Instrumentalizar o profissional para utilizar criticamente suas práticas na busca de focar o cuidado no paciente e na sua rede social priorizando seus aspectos biográficos e suas necessidades de autonomia e dignidade. Assim sendo levando em consideração suas necessidades e e seus desejos.
Objetivar a inserção social do paciente tendo como base a ampliação do seu cotidiano.
Analisar e avaliar o progresso do tratamento, estabelecendo a prospecção em desenvolvimento. Investigar a clínica de tal forma a permitir o estabelecimento de pesquisas que ampliem o conhecimento em terapia ocupacional.
Público Alvo:
Terapeutas ocupacionais que desejem adquirir formação especializada no O Método Terapia Ocupacional Dinâmica.
Disciplinas:
– Metodologia Científica: Estudo da Construção de Método
– Bases Epistemológicas, Conceituais e Paradigmáticas do MTOD
– O MTOD Saúde, Cotidiano e População e Sujeitos Alvo
– Relação Triádica, Quarto Termo e Setting
– Raciocínio Clínico
– Procedimentos
– Laboratório de Análise das Atividades
– Supervisão de Casos Clínicos – TCC
Metodologia:
O curso terá duração de 18 meses (12 encontros teórico/prático com duração de 20h/a e 120h/a 6 encontros de orientação de TCC).
As aulas serão ministradas por meio de aulas expositivas, supervisões clínicas, laboratórios de análise de atividades e seminários.
O núcleo central do método é a relação triádica: paciente x terapeuta x atividades.
O quadro abaixo apresenta a relação entre o Paradigma da Terapia Ocupacional e os conceitos fundamentais do Método:
TREINAMENTO DE HÁBITOS | MTOD |
Mudança de hábitos | Construção de cotidiano |
Sujeito-alvo/Doentes | Com necessidade e/ou desejantes |
Saúde | Saúde |
Atividade | Atividades |
Reinserção social | Inserção social |
Treino e personalidade da Terapeuta | Formação da Terapeuta |
Reducação | Educação |