Farmácia Oncológica e Prescrição Farmacêutica


Formato: 1 Final de Semana ao Mês | Grau: Especialização | Horário: 8h às 18h (Sábado) 8h às 14h (Domingo) | Duração: 18 meses | Carga Horária: 420 h/a | Unidades de Oferta: Messejana e Aldeota

Apresentação:

Novas regulamentações (Conselho Federal de Farmácia, Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Ministério da Saúde) vêm exigindo que os serviços de alta complexidade no tratamento do câncer e farmácias comunitárias devam contar com um farmacêutico habilitado para a gerencia técnica e desenvolvimento de atribuições especificas dos farmacêuticos especializados em oncologia e prescrição farmacêutica.

Objetivo Geral:

Especializar profissionais farmacêuticos em farmácia oncológica e prescrição farmacêutica que atuam ou desejam atuar em serviços públicos e privados.

Objetivos Específicos:

– Capacitar profissionais farmacêuticos para atuarem de forma especializada na área de farmácia oncológica ambulatorial, hospitalar e pesquisa clínica.
– Capacitar profissionais farmacêuticos a prática especializada da prescrição farmacêutica em farmácias comunitárias (comercial) e farmácias hospitalares.
– Promover e habilitar a prática da prescrição farmacêutica nas instituições públicas e privadas, no intuito de prevenir e recuperar a saúde dos usuários de farmácias comunitárias (comercial), farmácias hospitalares e outros serviços de saúde.
– Promover e habilitar a prática do recebimento, armazenamento, manipulação e dispensação de fármacos antineoplásicos nas instituições públicas e privadas, no intuito de prevenir e recuperar a saúde dos usuários dos serviços de saúde em oncologia.
– Promover e estimular a inserção do profissional farmacêutico na prática da pesquisa clínica em oncologia.

Público Alvo:

Todos os farmacêuticos graduados em farmácia que atuam nas diversas áreas: farmácia comunitária (comercial), farmácia com manipulação, farmácia hospitalar e outras áreas tanto do serviço público quanto das instituições privadas que necessitem de especialização para se adequarem as novas exigências legais para a atuação em oncologia e prescrição farmacêutica no mercado de trabalho.

Disciplinas:

– Apresentação do Curso
– Seminário de Integração
– Legislação Farmacêutica e Políticas Públicas em Oncologia
– O Papel do Farmacêutico na Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica e Farmacovigilância
– Bioética
– Implantação de Uma Central de Manipulação de Fármacos Antineoplásicos: Material Médico-Hospitalar, Boas Práticas de Manipulação e Descarte de Fármacos -Antineoplásicos
– Metodologia da Pesquisa Científica
– Farmacologia dos Fármacos Antineoplásicos Convencionais e Terapias Alvo
– Epidemiologia do Câncer, Protocolos de Tratamento e Toxicidade aos Fármacos Antineoplásicos
– Interpretação de Exames Laboratoriais na Prática Clínica: Enzimas de Diagnóstico (bioquímica), Hemograma Completo (hematologia), Sumário de Urina – (uroanálise) e Marcadores Tumorais
– Microbiologia Clínica e Antibioticoterapia
– Pesquisa Clínica em Oncologia: Atuação do Profissional Farmacêutico Oncológico
– O Papel do Farmacêutico nas Interações Medicamentosas e Análise da Prescrição Oncológica
– Interações Fármaco-alimento na Prática Clínica e Terapia Nutricional
– Fisiopatologia e Farmacoterapia dos Sistemas Cardiovascular, Renal e Respiratório
– Psicofarmácos e Farmacoterapia do Sistema Nervoso Central e Periférico
– Fisiopatologia e Farmacoterapia da Inflamação e Dor Aguda e Crônica/Cuidados Paliativos
– Consultório Farmacêutico e Comunicação Aplicada a Farmácia Clínica e Comunitária
– Semiologia e Boas Práticas na Prescrição Farmacêutica
– Carga Horária Presencial
– Orientação de TCC (Monografia ou Artigo)