GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS

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Grau: Especialização |  Duração: 2 anos | Carga Horária: 420 h/a
Unidade: Lagoa de Messejana  |  Formato: Finais de Semana | Horário: 8h às 18h (Sábados) e 8h às 14h (Domingos)

Sobre o Curso:

De acordo com um artigo do BPTrends, BPM (Business Process Management) ou Gerenciamento de Processos de Negócio é uma estratégia de negócios focada na melhoria de performance e sustentabilidade do negócio. A Versão 3.0, mais recente, do BPM CBOK (Common Body of Knowledge), criado e mantido pela ABPMP – Association of Business Process Management Professionals, define que “Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management) é uma disciplina gerencial que integra estratégias e objetivos de uma organização com expectativas e necessidades de clientes, por meio do foco em processos ponta a ponta. BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer governança de processos”. Assim, temos em BPM uma disciplina de Gestão que busca resultados concretos nas organizações por meio de uma abordagem que une metodologia e tecnologia. Segundo o Gartner Group, BPMS (Business Process Management Systems) possui o papel de ajudar as empresas em Governança e colaborar também no atendimento das regras da SOX (Sarbanes Oxley). Com isso, considerando a existência de uma demanda mundial e que está em forte expansão no Brasil, torna-se necessário um curso que capacite profissionais a atuar de modo a suprir a necessidade de compreender e executar o ciclo BPM, apoiando efetivamente os resultados das empresas e organizações.

Objetivo Geral:

Fornecer os conceitos e técnicas relacionados ao Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM), formando profissionais capacitados para o uso das informações e ferramentas de levantamento, mapeamento, análise e gestão por processos, com uma visão estratégica de melhoria contínua, contribuindo para a entrega de melhores produtos e serviços para a sociedade.

Objetivos Específicos:

  • Formar especialistas em processos de negócios, possibilitando-os utilizar informações e ferramentas de levantamento, mapeamento e gestão de processos de negócios, com uma visão estratégica de aprimoramento contínuo e alinhamento estratégico aos processos e metas da organização, contribuindo para o fornecimento de soluções concretas para o aumento da competitividade das empresas.
  • Formar especialistas por meio da percepção e de um aperfeiçoamento da visão sistêmica e estratégica do negócio, da gestão integrada dos processos, o profissional se torna apto a atuar pro-ativamente na perspectiva de obtenção de vantagem competitiva sustentável da organização, com orientação para o curto, médio e longo prazo, possibilitando uma maior organização, controle e agilidade da empresa.
  • Visa também preparar o profissional para entender e aprender como lidar com as exigências da modernas da legislação brasileira e internacional e de normas técnicas de órgãos reguladores correlatos (LSA, CVM, Sarbanes Oxley, BACEN, Basiléia 2, ISOs, ITIL, COBIT, 3380, modelos de maturidade, entre outros).
  • Visa possibilitar que o profissional possa utilizar o grande potencial da Tecnologia da Informação, para agregar valor ao negócio por meio do uso da informação e dos conhecimentos adquiridos com o curso.
  • Possibilita, portanto, maximizar a eficiência, eficácia e efetivo uso dos processos, de modo sustentável, assim como também possibilita fornecer conhecimento adequado para a criação e proposição de processos inovadores e diferenciados.

Público-alvo:

Administradores de empresas, administradores de processos, analistas de negócios, profissionais da área de gestão de conhecimento e ciência da informação, profissionais da área de TI que lidam com processos organizacionais, gerentes e líderes de projetos;

Disciplinas:

Disciplina Carga horária
Fundamentos e gestão de Competências em BPM 20 h/a
Controle de Qualidade nos processos do negócio: Six Sigma and Lean Management 20 h/a
Direito aplicado aos processos nos negócios 20 h/a
Estratégia de Negócios com Babok: Como alinhar os processos de negócio à estratégia com o BSC e criação de indicadores 20 h/a
Mapeamento e Modelagem: arquitetura de processos e Gerenciamento de Desempenho de Processos – Strategic Thinking for Business 20 h/a
Ferramentas para a Gestão de Processos, Métodos e Práticas de Gestão de melhoria e inovação de processos 20 h/a
Business Canvas (BMG 20 h/a
DMAIC- Definir, Medir, Analisar, Melhorar, Controlar: Método Six Sigma 20 h/a
Roboct Process Automation and Maschine Learning (RPA) (BPA) 20 h/a
Resolução de Problemas para a Melhoria da Qualidade nos Processos 20 h/a
Métodos Quantitativos I 20 h/a
Utilização do Minitab na resolução de problemas 20 h/a
Métodos Quantitativos II (aplicação do DMAIC 20 h/a
Gerenciamento de Projetos para a Melhoria dos Processos de Negócios 20 h/a
Teoria das Restrições em BPM 20 h/a
Formação, Desenvolvimento e Liderança de Equipes de Alto Desempenho 20 h/a
Desenho e Análise de Processos para a Tomada de Decisão 20 h/a
Governança Corporativa e o papel da Tecnologia nos negócios (Desing Thinking) 20 h/a
TOTAL CARGA HORÁRIA 420 h/a

Diferenciais:

A Pós-Graduação da UniAteneu conta com modernos recursos que propiciam ao aluno um melhor desenvolvimento do conhecimento acadêmico.

A Pós-Graduação também dispõe de estruturas nos seus cursos, como:

  • Laboratório de comunicação e habilidades práticas.
  • Práticas supervisionadas em escolas e clínicas.
  • Núcleo de ciências sociais e negócios
  • Visitas técnicas.
  • Laboratório de informática.
  • Laboratório de anatomia.
  • Clínica escola de fisioterapia.
  • Simuladores de alta fidelidade para cursos de saúde.

Coordenador do Curso:

Débora Varela Magalhães

Informações:

0800 006 1717 | [email protected]