DIRETORA PÓS-GRADUADA NO INSTITUTO ATENEU OBTEM 1º LUGAR NO IDEB

A Escola Municipal Herbert de Sousa, cuja diretora é a docente Luciana Cavalcante Sampaio, obteve o 1º lugar na última medição do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, dentre 200 escolas públicas de Fortaleza.WhatsApp Image 2016-09-28 at 05.56.10

Luciana é pós-graduada no Instituto Ateneu de Pós-Graduação, fazendo parte da Turma “II” do curso de Especialização em Gestão Escolar. A educadora afirma que o curso foi fundamental para este sucesso atingido pela sua gestão.

Sobre a obtenção do primeiro lugar no IDEB 2016, a docente afirma: “Sou formada em Gestão Escolar pela Faculdade Ateneu e os conhecimentos que pude compartilhar lá foram majestosos e profissionais, que com certeza me engrandeceram e me deram o suporte para gestar a escola!”. Ela enfatiza que “a escola Herbert de Souza, como a maioria das escolas de Fortaleza, está inserida dentro da grande periferia da cidade. Enfrentamos muitos desafios mas compreendemos que teríamos que mudar a realidade”. A escola localiza-se no bairro de Santa Cecília, na capital cearense.

Luciana explica a sua estratégia de ação: “Formar professores, diagnosticar problemas, analisar resultados, propor um diálogo franco e aberto com as famílias e elevar a autoestima dos alunos, percebendo sus habilidades e competências. O resultado do IDEB estava sendo aguardado com muita expectativa, pois temos consciência do trabalho que é realizado diariamente! Precisamos avançar mais, sempre com qualidade”, destaca a diretora.

Em relação à influência da pós-graduação no Instituto Ateneu, Luciana agradece: “Não posso deixar de mencionar o acompanhamento dos meus professores e da minha mestra Profa. Lucidalva Bacelar, que foi a minha orientadora. Um grupo compromissado com a Educação!

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo Inep em 2007 e representa a iniciativa de reunir em um só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do Inep a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas.WhatsApp Image 2016-09-28 at 04.36.39

A Direção do Instituto Ateneu de Pós-Graduação e a Coordenadora do curso, Profa. Lucidalva Bacelar, parabenizam a Profa. Luciana Cavalcante Sampaio, e convidam a todos os educadores a conhecerem a especialização em Gestão Escolar no link:

http://posgraduacaofortaleza.com.br/curso/gestao-escolar/