Dúvidas Frequentes

1 – O que são cursos de Pós-Graduação?

Os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu caracterizados pela especialização são voltados às expectativas de aprimoramento acadêmico e profissional, com duração máxima de dois anos e com caráter de educação continuada. Nesta categoria estão os cursos de especialização, os cursos de aperfeiçoamento e os cursos designados como MBA (Master Business Administration) ou equivalentes que estejam incluídos na categoria de curso de Pós-Graduação Lato Sensu. Oferecido aos portadores de diploma de curso superior, têm usualmente um objetivo técnico-profissional específico, não abrangendo o o campo total do saber em que se insere a especialidade.

2 – O que são os cursos de MBA?

Cursos de MBA brasileiros possuem natureza e nível equivalentes à Especialização MBA: Master in Business Administration (Mestrado em Administração de Negócios), para o Conselho Nacional de Educação (CNE), é considerado uma especialização (pós-graduação lato sensu). As especializações não se submetem à avaliação sistemática da Capes. Indicadores seguros da regularidade do curso são a prova do credenciamento institucional e a declaração que o curso atende os requisitos enumerados pela Resolução CNE / CES nº 001/01. Para informações adicionais consultar a Secretaria de Educação Superior – SESu .

3 – Requisitos para Ingresso na Pós-Graduação?

Fundamentalmente, o acesso à pós-graduação exige a conclusão da graduação (artigo 44, inciso III, da LDB). Mas, as instituições de ensino possuem a prerrogativa de fixar exigências complementares e decidir sobre a compatibilidade da área de formação com o aprofundamento de estudos desejado.

A realização de curso sequencial (Resolução CNE/CES n.º 01, de 27/01/99), sob a forma de complementação de estudo pode ensejar o ingresso na pós-graduação, especialmente quando integralizar 2.700 horas, ou quatro anos, mínimo admitido pelo Protocolo promulgado pelo Decreto n.º 3.196, de 05/10/99, para reconhecimento da graduação, com fins de prosseguimento de estudos no âmbito do MERCOSUL.

4 – Há possibilidade de iniciar um curso de Pós-graduação Lato Sensu, mesmo não sendo graduado na área do curso que desejo fazer?

Existe a possibilidade, porém é necessário que no período de inscrição e matrícula sejam verificados quais são os pré-requisitos do curso pretendido.

5 – Fazendo curso de Pós-graduação Lato Sensu eu posso ministrar aulas?

Para ministrar aulas no ensino superior é importante ter o título de especialista, as instituições de ensino costumam exigir de seus docentes especialistas que tenham cursado disciplina que trata da metodologia ou didática do ensino superior. Tal disciplina é obrigatória nos currículos dos cursos de Lato Sensu – especialização que visam à formação do docente do ensino superior.

6 – Tenho um diploma de Tecnólogo, posso entrar num Curso de Pós-graduação?

Sim. Mesmo que seu curso de graduação tenha sido um curso de duração reduzida, como Tecnólogo, você pode ainda se candidatar aos nossos cursos de pós-graduação. Entretanto, note que sua aceitação dependerá muito fortemente de suas experiências profissionais anteriores, das cartas de recomendação, e de cursos adicionais que tenha feito.

7 – Os cursos de Pós-graduação do Instituto Ateneu/IPG são reconhecidos?

Não há reconhecimento de cursos de Pós-graduação lato sensu; as Instituições são livres para ofertar o curso. No nosso caso a Faculdade Ateneu é credenciada pela portaria de nº 1881 de 30/06/07.

8 – Onde é a sede do Instituto Ateneu/IPG?

Rua Carlos Vasconcelos esquina com Heráclito Graça, n°1774, Aldeota – Fortaleza, Ceará.

9 – Qual o horário de atendimento aos cursos do Instituto Ateneu/IPG?

Segunda a sexta, das 8h30 às 22h
Sábado: 8h às 17h

10 – Qual o contato para informações dos cursos do Instituto Ateneu/IPG?
Telefone: 85 3457-6500
E-mail: posgraduacao@fate.edu.br