NAC PRODUZ PALESTRA ESPECIAL SOBRE AS “PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO MERCADO DE TRABALHO”

Dentro do seu ciclo estável de palestras voltadas à conscientização e crescimento profissional dos discentes e membros da Faculdade Ateneu, o Núcleo de Apoio à Carreira (NAC) produziu, no dia 13 de setembro, uma palestra sobre o atual mercado de trabalho e as estratégias que o novo profissional deve traçar, a sua colocação profissional e o permanente crescimento, com empregabilidade.

Ao longo de duas horas de conferência e diálogo aberto com os presentes, a palestrante convidada, Profa. Renata Rezende (Coordenadora Geral do Instituto Ateneu de Pós-Graduação) abordou diferentes temáticas que geraram uma fluente participação dos presentes.Palestra - Profa Renata Rezende - 12-9-2016 (2)

Confira alguns trechos da apresentação da Profa. Renata Rezende:

“Abordamos aqui a questão atual das contratações, a permanência no mercado, as competências necessárias do profissional e como se posicionar profissionalmente –uma questão que hoje tem feito toda a diferença na hora de definir entre quem são os que comporão equipes em empresas e corporações, e continuarão com empregabilidade”.

“A formação do aluno em si como profissional que poderá aumentar as chances de entrar no mercado, incorporando conhecimentos e habilidades, mas também gerando uma rede de relacionamentos (hoje conhecida como “net working”)”.

“Muita atenção às possibilidades de estágio. É uma ótima forma de entrar no mercado de trabalho. E, sobre o atual panorama de “crise” e a repercussão dele na empregabilidade, a docente afirma que “nunca tenho visto o Brasil fora de crise. Talvez hoje a mídia dê mais cabimento a essa questão, mas a permanente mudança e o nível de exigência do mercado brasileiro sempre tem sido típico de épocas críticas. Esse cenário tem um lado positivo e um lado desafiador: se vemos o lado bom, observamos que, nos últimos anos, as pessoas têm refletido mais acerca da questão e dão maior atenção mais aos fatores que podem determinar a inclusão profissional, dando importância também à educação e qualificação nesse processo”.

Palestra - Profa Renata Rezende - 12-9-2016 (1)“A nossa dinâmica de palestra é divertida e tenta imitar os “talk-shows” onde colocamos algumas questões sobre o que vemos e escutamos das empresas nos processos seletivos e de estágio. Conversamos com os alunos, ouvimos eles e geramos um canal de bate-papo, focando nas mudanças mais recentes nas formas de contratação do mercado, os padrões e paradigmas que estão sendo mais procurados”.

“Hoje o profissional tem que PRESTAR MUITA ATENÇÃO. O sucesso vem do detalhe, do compromisso e do envolvimento”.